Desafio para a família

Se parte dos problemas enfrentados pela sociedade é atribuído às famílias, por vezes desestruturadas, a solução para estes mesmos problemas também podem ser as famílias. E a escola tem papel fundamental na vida delas. Incentivar atividades, que envolvam pais, filhos e a comunidade escolar, pode auxiliar no fortalecimento dos laços familiares.

Foi pensando nisso que a Escola Fundamental Luterana Redentor, de Igrejinha, RS, elaborou um projeto que contou com a participação de todos. Segundo a diretora Katiuscia Raquel Dolvitsch Schwaab, o Dia da Família foi bem acolhido. “Não temos mais as comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais na escola, isoladamente; unificamos estas duas datas no Dia da Família. O objetivo principal é unir família e escola e o fortalecimento dos vínculos familiares, buscando momentos de reflexão na Palavra de Deus, levando Cristo para todos”, afirmou Katiuscia.

O projeto contou com diversas atividades que aconteceram na escola e também na casa de cada um. A abertura ocorreu com o Momento Família. Houve na igreja um devocional (reflexão) realizado pelos alunos e professores e, após, palestra para os diferentes grupos: pais, adolescentes e crianças. A palestra aos pais foi dirigida pelo pastor Airton Schünke, sobre o tema: Os desafios da família moderna. Durante a semana os alunos escreveram uma carta para um familiar distante, que foi levada ao correio.

Outra programação foi o Sábado sem TV. A ideia era que todos pudessem passar um sábado sem TV e assim fazer uma programação diferente em família. Os alunos foram convidados a registrar o momento através de um relato e fotos.

O desafio seguinte foi que a família pudesse fazer um devocional, enviado pela escola, em conjunto. O encerramento das atividades ocorreu no dia 3 de agosto com um almoço da família.

Authored by: viviane

Deixe uma resposta