Coma bem, viva bem! Mais do que um projeto pedagógico, um programa de vida e saúde.

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde, e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação saudável. Pensando nisto, o Colégio Luterano Sião, Araricá, RS, lançou no início deste ano o projeto “Coma bem, Viva bem!”, que envolve alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A proposta foi promover a alimentação saudável não somente na escola como também na vida diária de todos os envolvidos no processo. As crianças, bem como os adultos, estão diariamente comendo mais produtos industrializados e artificiais, deixando de lado os alimentos saudáveis, tão importantes para seu desenvolvimento e bom funcionamento do organismo. É importante que compreendam o papel de uma alimentação equilibrada, os valores nutritivos dos alimentos e suas propriedades benéficas no sentido de viver bem e prevenir doenças.

Mudanças na Cantina

O ponto de partida foi modificar a oferta de merenda escolar na cantina. Assim o refrigerante deu lugar ao suco natural de frutas, e as frituras foram reduzidas a um dia por semana. Frutas e iogurtes passaram a fazer parte do cardápio oferecido na cantina. Apesar disto, os alunos também são incentivados a trazerem seus “lanches saudáveis”de casa, conforme cardápio sugerido no início do ano aos pais.

Lançamento do projeto

No lançamento do projeto foram sorteados entre os alunos da manhã um nome de fruta, cereal ou hortaliça que de-veria ser pesquisado em sua origem e valor nutricional. As pesquisas foram afixadas em um grande banner no qual os alunos da tarde ilustraram colando gravuras de alimentos. A ideia foi conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos e despertar o gosto em consumi-los.

Nutricionista na escola

Recebemos em nossa escola a nutricionista Agnes Wirth, que falou aos professores abordando a prevenção da obesidade e de outras doenças através de uma boa alimentação. O trabalho teve continuidade com as séries finais e Ensino Médio, quando os temas abordados foram os mitos das dietas milagrosas e orientações para evitar o surgimento de acne.

A sopa dos campeões

À tarde, a nutricionista contou às crianças a história ilustrada “A sopa dos campeões”. Ao final distribuiu a receita da mesma entre as crianças. Após a ilustração foi servida aos alunos a deliciosa“sopa dos campeões”, com verduras trazidas por eles, observando as cores e percebendo os sabores e a textura dos alimentos. A escola virou uma grande festa. Todos comeram da sopa, até mesmo os que não estavam acostumados com verduras.

Caricaturas

Nas aulas de Artes da 7a série, os alunos montaram caricaturas artísticas com frutas. Depois, a tão esperada degustação.

Outras Atividades

Entre as atividades desenvolvidas nas turmas de Educação Infantil, houve conversas e registros sobre a alimentação preferida das crianças e comentário sobre os alimentos mais consumidos na família. Foram construídos jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras, legumes e outros alimentos saudáveis. Caça-palavras e cruzadinhas fizeram parte das atividades do primeiro ano. No “Mini Chef” do 4o ano, cada aluno apresentou à turma a receita que a família mais apreciava. Também a arte de observação de uma maçã, que, a cada mordida, era desenhada novamente. A turminha do Jardim 2 modelou com massinha frutas, verduras e legumes, traduzindo seus estudos sobre alimentação saudável. Expuseram seus trabalhos em pratinhos no saguão da escola. Os cartazes com excelentes receitas em espanhol também fizeram a diferença no desenvolver deste projeto. Os alunos do 2o ano montaram deliciosos espetinhos de frutas. Já o 3o ano teve um momento para montar um especial sanduiche, após a exploração do livro “O Sanduiche da Maricota”, utilizando muita verdura na montagem.

A hora da oração

O incentivo da merenda saudável motivou ainda mais o momento da oração antes da merenda. Os alunos agradecem a Deus todos os dias pela merenda que trazem.

Canções

Também através da música o projeto foi explorado. Cantos enaltecendo a boa alimentação fizeram parte do repertório infantil cantado na chegada à escola: “Vitaminas também precisamos comer / pois são elas que fazem a gente crescer / o tomate, a cenoura, a laranja e o limão / são os bons alimentos que força nos dão”.

A horta na escola

Moranguinhos, couve e alface foram cultivados na horta da escola. Nas fotos aparecem os alunos plantando alface na horta, acompanhando o cultivo e depois o mais prazeroso: a colheita. Foi mais uma atividade dos pequenos.

Curso conhecer para entender

Em parceria com a Prefeitura Municipal, a turma do 3o ano desloca-se mensalmente ao espaço ecológico Sementes da Vida para participar do curso “Conhecer para Entender”. Lá, em salas de aula entre as árvores, “As Salas Verdes” os alunos aprendem a importância dos produtos orgânicos para uma vida saudável.

Jabel e Sião – Uma parceria ambiental

No mês de agosto a empresa de calçados Jabel, da proprietária Herta Heinen, propôs parceria com a escola num projeto de ajardinamento e horta. A escola adotou um espaço para que os alunos cultivassem uma horta no pátio da fábrica. Quem abraçou o trabalho foi a turma do 5o ano na disciplina de ciências.

Alimentos para desabrigados

Em virtude das enchentes que abalaram nossa região, o Colégio Luterano Sião participou da campanha comunitária de arrecadações de alimentos não perecíveis. A arrecadação somou mais de 100 kg de alimentos, que foram entregues na Secretaria de Ação Social.

Juntando receitas naturais

Pensando em montar um livro de receitas, os alunos buscaram junto aos pais inúmeras receitas saudáveis, baseadas em ingredientes integrais. O livro de receitas será colocado à disposição de cada família.

Com a orientação constante, todos os envolvidos (alunos, professores, pais) se conscientizarão da importância do consumo de alimentos nutritivos e de boa qualidade, promovendo assim o bom desenvolvimento e a preservação da saúde. A criação do hábito de comer bem e viver bem faz toda diferença.

Através deste e de outros projetos a escola firma, junto aos pais e à comunidade, de que “A Educação é o nosso maior Compromisso”.

Authored by: viviane

Deixe uma resposta