Caminhada ecológica – Projeto de Educação Ambiental Colégio Antares – ULBRA

Introdução

O Colégio Antares ULBRA, de Goiatuba, GO, desenvolve, desde 2004, o Projeto de Educação Ambiental “Caminhada ecológica”, em parceria com a ONG PRINCIPIA e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Objetivo

Criar e fortalecer novos hábitos junto aos alunos e comunidade, por meio da conscientização ambiental, e valorizar o ambiente com ações de responsabilidade e preservação, começando na escola.

Desenvolvimento

O projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar com teatros, palestras e vídeos educativos, permeando o fazer pedagógico durante todo o ano letivo. Os alunos são motivados e envolvidos em ações práticas de melhoria e conservação das instalações da escola, como: coleta e descarte corretos dos resíduos sólidos, formação do pomar, horta e jardinagem. Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da ONG PRINCIPIA e dos parceiros amigos da natureza, a Caminhada Ecológica percorre as ruas da cidade, na qual alunos, pais e professores distribuem panfletos educativos e plantam mudas de árvores nas áreas degradadas das nascentes, margens dos córregos e lagos do município.

Conclusão

Ao longo de nove anos de implantação do projeto, muitos frutos foram colhidos: mais de 1.000 mudas de árvores plantadas; nascentes recuperadas (Lago dos Buritys, Córregos Chico Atoa e Açude); formação do pomar na escola e o aprendizado de novos hábitos de preservação pela comunidade.

Authored by: viviane

Deixe uma resposta