Ensino Médio novinho em folha

Ensino Médio novinho em folha

Positivo - Ensino Médio novinho em folhaQuando um material didático chega às mãos de seu filho é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa e desenvolvimento que recomeça a cada nova coleção. Um trabalho que prima pela qualidade da informação e implica em um material ainda mais moderno e atualizado. O resultado deste trabalho, realizado pela Editora Positivo, poderá ser conferido pelos alunos do Ensino Médio das Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, em 2012, quando será lançado o novo material voltado a esse nível.

De acordo com o diretor editorial da Editora Positivo, Joseph Razouk Junior, são muitos os aspectos estudados na hora de refazer um material didático.

“Levam-se em conta os contextos atuais, mudanças de informações e novos dados. Um exemplo é a disciplina de Geografia, para a qual já temos um novo Censo, e isso precisa ser contemplado no material”, explica.“ Também consideramos um novo projeto gráfico adequado à linguagem visual para o jovem, e observamos novas necessidades e linguagens”.

Todo contextualizado a partir do cotidiano do aluno, o Livro Didático Integrado que estará disponível em 2012 é trinta por cento maior que o atual, traz mais exercícios e apresenta seções comuns entre as áreas, o que permite que os temas sejam trabalhados na transversalidade. O material foi idealizado para o desenvolvimento do raciocínio e o espírito crítico dos alunos, a fim de capacitá-los para tomada de decisões, com autonomia para buscar, selecionar, relacionar e aplicar as informações e os conhecimentos apreendidos. Além disso, duas novas seções foram criadas para atender a uma demanda atual: Mercado de Trabalho e Ética e Cidadania.

Empreendedorismo

De acordo com a gerente editorial de sistemas de ensino da Editora Positivo, Maria Elenice Costa Dantas, o objetivo das seções é promover a reflexão dos alunos acerca do empreendedorismo e das práticas profissionais.

“Destacamos as profissões apresentando suas características e seus campos de atuação, oferecendo informações úteis para a escolha da vida profissional do aluno. Uma vez atreladas ao contexto e ao conteúdo trabalhado, essas profissões são apresentadas por intermédio de textos informativos, de entrevistas com profissionais, de uma sequência de fotos exemplificando a prática de uma determinada profissão, de atividades de pesquisa, entre outras atividades”, diz. Já em relação à seção Ética e Cidadania, a gerente explica que são abordadas ações educativas que levam à formação ética e ao pensamento crítico dos alunos. “Por meio de diferentes práticas pedagógicas como textos, atividades, entrevistas e pesquisa, mantemos o foco na conscientização voltada aos valores sociais, à boa convivência, aos direitos humanos e à inclusão social”.

Mente sã, corpo são

A Educação Física também foi contemplada no novo material, com uma abordagem inovadora que compreende o estudo da disciplina relacionada com a vida dos alunos e não apenas a atividade física em si. O material atende às novas demandas do Ensino Médio que, desde 2009, incluiu a Educação Física na matriz curricular do ENEM na grande área Linguagens, códigos e suas tecnologias. O assessor da área de Educação Física da Editora Positivo, Davi Marangon, diz que a abordagem do material é um reconhecimento da Educação Física como componente curricular que possui objetivos, conhecimentos sistematizados, metodologias de ensino e avaliação, e que se insere no projeto de formação mais ampla dos jovens, para uma cidadania crítica, responsável e democrática. “O novo material propõe uma concepção atual de Educação Física que articula a linguagem das práticas corporais às práticas sociais por meio de relações com grandes temas transversais, tais como: saúde, ambiente, lazer, trabalho, relações de gênero, ética e cidadania”, defende.

A organização didática da nova coleção é bimestral e contempla material do aluno com conteúdos e atividades e material do professor, com Proposta Pedagógica no primeiro volume e Orientações Metodológicas, as OMS, em todos os volumes. Foram elaborados, também, cadernos de Estudos Avançados para as áreas Matemática, Química, Física, Biologia e Língua Portuguesa, que são interligados a cada uma das unidades de trabalho. A encadernação é anual e por área, e apresenta questões difíceis e desafiadoras, possibilitando aos alunos o aprofundamento dos conteúdos explorados no Livro Didático Integrado; mais autonomia e confiança ao resolverem situações que envolvam os conceitos explorados em cada série, assim como leitura crítica a respeito de seu processo de ensino e aprendizagem, direcionando seu olhar para a área que possui maior relação com o curso que pretendem cursar.

Livro digital

A inovação também é um ponto forte do novo material. Em 2012 será lançado o Livro Didático Digital para três disciplinas: Geografia, Biologia e Física, para 1o e 2o anos.“O material traz seções especiais para o aluno e para o professor, vídeos, links diretos com o Portal Positivo, atividades, aulas previamente preparadas para o professor com apresentações e imagens. As demais disciplinas continuarão contando com os links do Portal Positivo”, explica Joseph.

A implantação do novo material didático para o Ensino Médio acontecerá no próximo ano. Para a reformulação do material a Editora Positivo levou em consideração a opinião da escola onde seu filho estuda, se inspirando no que há de melhor no mercado, aliado à experiência de seus autores e editores. Vale a pena conferir.

Mais conteúdos e mais recursos digitais

  • maior número de páginas nos materiais;
  • maior aprofundamento dos conteúdos;
  • maior número de atividades;
  • maior número de links com o portal positivo e maior integração entre material impresso e material digital;
  • caderno de estudos avançados de química, física, biologia, língua portuguesa e matemática;
  • simulados padrão Enem – 1a, 2a e 3a séries – semestral;
  • material digital com apresentação de vídeos, simuladores e conteúdos do portal com acesso rápido e direto;
  • diferentes tipos de atividades: ENEM oficial, vestibulares, padrão Enem, contextualizadas e tradicionais;
  • orientações didáticas mais ricas, com fundamentação teórica, textos complementares, sugestões de filmes, de leitura e de atividades;
  • atividades de vestibular – todas as UFs.

Novidades na abordagem pedagócica

  • material contextualizado com maior integração entre as áreas;
  • ênfase no cotidiano do aluno e postura mais consciente de cidadania;
  • desenvolvimento do raciocínio, do espírito crítico, da capacidade de tomar decisões, da autonomia;
  • construção e sistematização de novos conhecimentos significativos;
  • capacidade de investigação científica.

Novidades na estrutura do livro

  • exploração dos gêneros textuais em todas as áreas;
  • presença constante de ilustrações e fotos;
  • filosofia e sociologia para as três séries;
  • livro de educação física para os alunos;
  • organização didática – seções comuns (coleção) e seções específicas;
    seção mercado de trabalho;
  • seção ética e cidadania.

NAIRA PASSONI. Marketing e Relacionamento, Editora Positivo

Authored by: natanael

Deixe uma resposta